quinta-feira, 25 de abril de 2019

Memória HQ : Lanzellotti , um dos grandes da HQ Nacional

José Lanzellotti
Foto Crédito José Lanzellotti blog 


Vinte e sete anos após a morte de José Lanzellotti, o grande mestre comparado a DEBRET, ainda deixa saudades. Dono de um traço marcante, tudo o que ele fazia era com intenso esmero. Cada trabalho era uma obra de arte.  Fez para quadrinhos, o  personagem “Raimundo, o Cangaceiro ‘ que foi sucesso no Cinema.  Foi uma polêmica só! Lanzellotti fez o cangaceiro  andando a cavalo, o que na época, disseram ser errado. Fez também , o figurino do filme Iracema.

Lanzellotti começou a desenhar escondido


Aos 19 anos,órfão de pais, ele participou de expedição ao Xingu, com Orlando Villas Boas. Aos 4 meses, no alto Xingu, contraiu enfermidade séria e a escondeu o quanto pôde.. não queria sair de lá. Artista de mão cheia, Lanzellotti começou a desenhar com papel de pão e usava palito de dentes, como pincel; Fazia isso tudo escondido, porque a família não queria que ele desenhasse.

Jose Lanzellotti fez um dos primeiros super heróis da Hq Nacional, o Raimundo Cangaceiro, em 1953. 

Artista foi assassinado de modo cruel


Artista de talento extremo, José Lanzellotti faleceu de modo trágico. Faleceu em casa, assassinado, depois de ter ajudado um rapaz que apareceu na casa dele, pedindo ajuda.  Como estava sozinho em casa, o corpo demorou a ser encontrado. A Data que se deu a morte de José Lanzellotti, foi inventada. Ninguém sabe o dia exato em que ele faleceu. Se estivesse vivo nesse 2019, José Lanzelloti completaria 93 anos de idade.

E para falar desse artista sempre saudoso,  Agata Désmond – Coordenadora da Gibiteca Edmundo Rodrigues – conversou com Jussara Lanzellotti, filha  e curadora do grande mestre.

E você pode escutar esse bate papo agora:








Daniela Rodrigues
gibitecaedmundorodrigues@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário