quarta-feira, 3 de abril de 2019

Mulheres e Quadrinhos está no Catarse!


Ô Abram alas para elas passarem: As quadrinistas estão vindo com tudo no Projeto do  Livro Mulheres e Quadrinhos. Em 3 dias na Catarse.. ele já conseguiu 40% da meta .

A publicação é inédita,polêmica e promete mexer com egos. Mas também se não for assim, nem tem graça, não é mesmo?

Dani Marino e Laluña Machado são duas pesquisadoras que estão à frente do projeto do  Mulheres e  Quadrinhos , convite feito pela Editora Skript. E para saber mais sobre essa publicação, Agata Desmond -Coordenadora da Gibiteca Rodrigues conversou com Dani Marino.



O áudio da conversa você pode ouvir aqui.

Ouça o áudio



Para a Pesquisadora Dani Marino, que também é Editora do Minas Nerds, esse livro já devia ser feito há muito tempo, mas faltava alguém que bancasse a idéia que tem como tema central os seguintes questionamentos "Tem mulheres fazendo quadrinhos no Brasil? Quem são elas? Aonde estão?" 

Aonde estão as Quadrinistas?


Nessa Primeira Edição,o Mulheres e Quadrinhos traz 130 depoimentos, mas há muitas mulheres em atividade no País. Na maioria das vezes, elas fazem parte do mercado Independente e  acabam preteridas pela mídia especializada, antologias e  divulgação, são ignoradas em livros e em prêmios. A mulherada vive à margem do holofote.. 

A Editora das Minas Nerds, diz há uma idéia de que as mulheres não são versáteis e que fazem apenas  um tipo de gênero. Para completar - muitos dos   homens que escolhem profissionais para novas publicações ou projetos - não se interessam pelos profissionais femininos. "Se as mulheres não optarem pelos financiamentos coletivos, elas não aparecem. Muitas nem se intitulam quadrinistas com medo de serem destruídas pelas críticas ,desses homens. " explicou Dani.

Além do mercado restrito, mulher quadrinista tem que driblar o preconceito

Se o mercado já é restrito para os homens, para as mulheres é ainda mais. Além de "cavar" uma vaga, as quadrinistas têm que driblar o preconceito. O Livro Mulher e Histórias em Quadrinhos pretende mostrar como o meio de quadrinhos é machista, muito mais do que as pessoas possam imaginar.

 Agora vamos puxar pela memória: Qual foi a  última vez que você viu ou ouviu uma mulher sendo lembrada em um prêmio de hq?

"Técnicamente elas não deixam nada a desejar a artista nenhum, que critérios são esses que fazem com que as mulheres não sejam escolhidas ou indicadas?" , é a pergunta da Editora do MinasNerds, que ainda ecooa sem resposta, mas já convida a todos para a reflexão.

Mulheres e  Quadrinhos é o livro que vai abalar a estrutura das casas brasileiras. Homens.. preparem-se!  O livro ainda nem saiu e já está dando aquela vontade de querer saber mais.

Saber por exemplo, que para a Editora Dani Marino, as Histórias em Quadrinhos - são sim -  machistas ! “Nos anos 30 e 40 tínhamos heroínas femininas na guerra, lutando contra nazistas e essas histórias -  seguindo uma cultura americana -  ganharam uma lente de romantismo sobre a situação. De batalhadora, a mulher passou a ser estimulada a  ficar em.casa para  receber o marido que voltava da guerra, explicou Dani” . Elas Viraram  Rainha... mas do lar.

Aos poucos, muito lentamente, aparecem mulheres querendo mudar esse jogo e isso -  graças a internet. Várias empresas estão se adaptando para receber as quadrinistas de HQ e vem surgindo a Miss Marvel, a Capitã Marvel escritas por mulheres.. mas isso não é fácil. Várias autoras já foram ameaçadas. A própria Editora Chefe, Gabriela Franco,  do Minas Nerds já chegou a ser atacada diversas vezes na internet, com ameaças e bullyins em grupos mistos da web.

Diante de tanta informação, polêmica e curiosidade.. só nos resta esperar o lançamento de Mulheres e  Quadrinhos. E você pode participar o colaborar no financiamento coletivo é só click nesse link

Por Daniela Rodrigues
gibitecaedmundorodrigues@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário